Evento acontece no dia 22 de fevereiro, na Praça da Paz, com apresentações artísticas, culinária asiática e atrações tradicionais
A Diretoria de Relações Internacionais, da Secretaria Municipal de Turismo e da Fundação Cultural, em conjunto com o Ibrachina, o Consulado-Geral da República Popular da China em São Paulo e a Embaixada da China no Brasil, realizará a celebração do Ano Novo Chinês 2026 no dia 22 de fevereiro, na Praça da Paz. O evento acontece a partir das 9h, de forma gratuita e aberta a toda a população.
O início do Ano Novo Chinês, também conhecido como Ano Novo Lunar ou Festival da Primavera, ocorre sempre na data da primeira lua nova do ano, que em 2026 será no dia 17 de fevereiro. O novo ciclo marca a chegada do Ano do Cavalo de Fogo, que, de acordo com as tradições chinesas, representa energia, movimento, coragem e renovação.
A festividade realizada em Foz do Iguaçu no dia 22 tem como objetivo valorizar a integração entre povos, promover o intercâmbio cultural e fortalecer os laços de amizade entre Brasil e China. Para isso, a programação contará com apresentações culturais, música tradicional chinesa, mostra de Kung Fu, atrações artísticas e opções de culinária asiática.
Para o secretário municipal de Turismo, Jin Petrycoski, a celebração do Ano Novo Chinês reforça o posicionamento de Foz do Iguaçu como destino internacional. “Foz do Iguaçu tem uma vocação natural para a integração entre povos, e celebrar o Ano Novo Chinês é uma forma de valorizar essa identidade, fortalecer as relações com a China e, ao mesmo tempo, ampliar a experiência turística da cidade, oferecendo ao público um evento que une cultura, diversidade e desenvolvimento”, afirma.
De acordo com o diretor de Promoção e Marketing Digital, Petterson Gherlandi, o evento também é uma estratégia de posicionamento da imagem do município. “Eventos como o Ano Novo Chinês ampliam a visibilidade da cidade em âmbito nacional e internacional, fortalecendo a marca Iguaçu como um destino multicultural. Além disso, a celebração gera conteúdo, engajamento e conexão com novos públicos, especialmente no mercado internacional”, destaca.
O assessor da Diretoria de Relações Internacionais, Augusto Matos, ressalta que a celebração simboliza o fortalecimento das relações institucionais entre Foz do Iguaçu e a China. “O Ano Novo Chinês é um marco cultural importante e, para Foz do Iguaçu, representa a consolidação de uma relação histórica construída ao longo de décadas. Celebrar essa data reforça a cooperação internacional e reafirma o papel da cidade como um espaço de diálogo entre diferentes culturas”, pontua. A iniciativa conta ainda com o apoio da Sanepar, Hotel Rafain, JL Hotel by Bourbon, Hotel Tarobá e do Grupo de Música Tradicional Chinesa.
Ano Novo Chinês
Culturalmente, o Ano Novo Chinês é um período marcado por festas, reuniões familiares, homenagens aos antepassados e rituais voltados à prosperidade e à boa sorte. A celebração segue o calendário lunar chinês, organizado em ciclos de 12 anos.
A origem dessa divisão está associada a um conto budista, segundo o qual Buda teria convidado todos os animais da Terra para uma celebração, porém apenas 12 compareceram. Em forma de gratidão, os anos passaram a ser nomeados conforme a ordem de chegada: Rato, Boi, Tigre, Coelho, Dragão, Serpente, Cavalo, Carneiro, Macaco, Galo, Cão e Javali.
Cada ano chinês também está associado a um dos cinco elementos da natureza: madeira, fogo, terra, metal ou água. Por isso, anos com o mesmo animal e elemento se repetem apenas a cada 60 anos. A última vez em que ocorreu um Ano do Cavalo de Fogo foi em 1966. O Ano Novo Chinês iniciado em 17 de fevereiro de 2026 se estende até 5 de fevereiro de 2027.
A relação entre Foz do Iguaçu e a China
Desde a década de 1970, Foz do Iguaçu mantém uma relação histórica e estratégica com a China, iniciada a partir das visitas técnicas chinesas durante a construção da Usina Hidrelétrica de Itaipu, que serviu de referência para a futura Usina de Três Gargantas, no município chinês de Yichang.
Ao longo dos anos, essa relação foi fortalecida por meio de acordos de cooperação e da formalização de protocolos de cidades-irmãs com Kunming (2012) e Xiamen (2013), além da entrada de Foz do Iguaçu, em 2023, na Aliança Internacional de Cidades Turísticas da Rota da Seda, sendo a única cidade brasileira a integrar essa rede internacional.
Desde 2020, o município também celebra oficialmente o Ano Novo Lunar Chinês. O reconhecimento foi formalizado pela Lei Ordinária nº 5.212/2023, que consolidou o evento como parte da identidade cultural e diplomática da cidade.
Por ASSESSORIA


